Os cupins são implacáveis! Andam pelas paredes e até pelo concreto sem que as pessoas os vejam. Mesmo sendo importantes para o meio ambiente por comerem material orgânico em decomposição, eles podem virar pragas e podem destruir vários imóveis.
Muitas casas já sofreram com a ação dos cupins. Segundo Marcos Potenza, do Instituto Biológico de SP, uma colônia de cupins consegue consumir um armário embutido de 8 portas em três ou quatro meses, e podem acabar com uma casa de madeira em poucos anos.
Pelo mundo afora há mais de 2.900 espécies de cupins. No Brasil, são cerca de 300. Há dois tipos que são os mais comuns:
- Cupim de Madeira Seca: Ele pode ficar até 15 anos na mesma peça. Em geral, ficam em colônias pequenas e deixam como rastro um pó granulado, seco e duro da cor da madeira que comeu.
- Cupim Subterrâneo ou de Solo: Este é o mais perigoso por ser difícil de ser controlado. Eles se encontram em revoadas e ao entrarem em alguma parede já fazem um ninho que só tende a aumentar. As pessoas percebem a infestação pela terra que aparece ou pelos túneis na parede. Eles podem fundar uma colônia no último andar de um edifício e infestar o prédio de cima para baixo. Estes cupins podem entrar também pelo solo, andar pelo concreto e atravessar a parede. Eles não comem o concreto, mas caminham sobre ele atrás de comida.
Ambos os tipos adoram comer tudo o que tiver celulose como madeiras, livros, papéis, fiações e até conduítes e instalações elétricas.
Então lembrem-se: Não escolham comprar sua madeira por causa do preço, mas sim pela qualidade de seu tratamento, que ao longo prazo sai muito mais barato do que perder aquilo que demorou tanto tempo pra conseguir!!!
Aqui na BR Tratamento de Madeiras, garantimos um tratamento de qualidade, seguindo todas as normas e procedimentos necessários para que sua compra te traga felicidade e não dor de cabeça...